Rio, 21 de novembro de 2024
Policlínica Itaboraí
Rio, 21 de novembro de 2024

Cultura do Estado participa de Festival Internacional de Cinema na Colômbia

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

cultura fluminense está presente na 62º edição do Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias, na Colômbia. A Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, e o presidente da Fundação Museu da Imagem e do Som (Misrj), César Miranda Ribeiro, participam de uma série de encontros sobre a política de audiovisual do Rio.

A primeira participação do Estado do Rio no evento será neste sábado (25/3), no Masterclass “Cine Brasilero y Colombiano: Politicas de Difusion, Acesso y Redes Públicas De Cine”, que terá palestra da Secretária sobre a construção de 11 salas de cinema no interior e a retomada da política de fomento a projetos de audiovisual fluminense.

“Entregaremos somente em 2023 oito salas de cinema, ampliando a oferta de cinema para pessoas que nunca tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência de ver um filme na telona. Fomentamos mais de 800 projetos de audiovisual nos últimos três anos com investimento de mais de 70 milhões entre lei de incentivo à cultura e editais. É o verdadeiro sentido de cultura mais presente na vida de todos, que tem sido o norte do Governo do Estado em todas ações de democratização do acesso”, afirmou Danielle Barros.

Projeto CINE + democratiza audiovisual no interior do Estado

As cinco salas de cinema que serão entregues para a população neste primeiro semestre fazem parte do projeto Cine+, patrocinado pelo Governo do Estado do Rio em parceria com a Enel e realização da empresa Quitanda Soluções Criativas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

O investimento total é de R$ 3.6 milhões para instalação de complexos exibidores em Areal, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaocara e Paraty.

“O CINE+ oferece equipamento que vai além de salas cinematográficas, com um espaço multiuso nos municípios e público estimado de 140 mil pessoas nas mais de 1440 sessões de cinema que serão promovidas por ano, gerando oportunidade de negócios e novas opções criativas para o desenvolvimento cultural das regiões”, afirmou Paulo Feitosa, Diretor da Quitanda Soluções Criativas.

Cinema da Cidade avança no interior

As obras do programa Cinema da Cidade avançam nos territórios. A expectativa é que sejam entregues as obras dos cinemas de Miracema, Cordeiro e São Pedro da Aldeia ainda em 2023. Os outros cinemas são Mendes, Bom Jardim e São Fidélis, com investimento total de R$ 27 milhões.

“O projeto Cinema da Cidade se diferencia do Cine + porque são duas salas de cinema, com espaço multiuso, atendendo características específicas dos territórios. Estamos fazendo um grande esforço em parceria com a Ancine para agilizar as entregas e promover o audiovisual para mais de 80 mil pessoas nestas cidades”, concluiu Danielle Barros.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos Relacionados

Mais Destaques

ANUNCIE AQUI

Apareça para um público seleto do Rio de Janeiro
Falar Agora