Na 70ª DP, quase 30 ocorrências de diversas naturezas, incluindo roubos e furtos, que estão sob investigação e contam com imagens da prefeitura
Desde que foi inaugurado, em novembro do ano passado, o Centro de Controle Operacional de Tanguá vem auxiliando diversos órgãos de segurança pública na resolução de diversas ocorrências, dentre elas, casos de roubo e furto, sobretudo de veículos, ocorridos na cidade.
Através do sistema de monitoramento em tempo real por câmeras de reconhecimento veicular (placas de veículos), foram reconhecidos mais de 2 milhões de veículos que trafegaram pelas vias da cidade, e foram registradas mais de 100 ocorrências viárias pela Guarda Civil Municipal.
Além disso, segundo dados do órgão, até o mês de fevereiro foram solicitadas pela 70ª Delegacia de Polícia Civil apoio em quase 30 ocorrências de diversas naturezas, incluindo roubos e furtos, que estão sob investigação. A Polícia Rodoviária Federal também recebeu apoio do Centro de Controle Operacional, em diversas ocorrências viárias no perímetro municipal; a Operação Lei-Seca também se beneficiou do sistema integrado.
De acordo com o Comandante da Guarda Civil Municipal e secretário interino de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil de Tanguá, Weslei Lopes, o sistema de monitoramento vem garantindo maior controle sobre o planejamento e segurança viária, além de contribuir com eficácia no combate à criminalidade e colaborando na recuperação de veículos no município.
“Sem dúvidas, a instalação de um sistema de monitoramento integrado e a criação do nosso Centro de Controle Operacional estão auxiliando na rápida resposta das equipes de segurança na resolução de crimes na cidade através de ações conjuntas de inteligência. Hoje é perceptível uma maior sensação de segurança nas ruas da cidade, por parte dos moradores”, pontuou.
O Centro de Controle Operacional conta com 8 painéis de videowall, que recebem as imagens de mais de 40 câmeras de alta tecnologia espalhadas pela cidade em tempo real.
O equipamento faz parte do investimento da prefeitura no reforço à segurança pública, que inclui também a instalação de um totem de monitoramento 24h no Centro, além de 2 novas bases integradas de segurança, sendo uma na região central e outra na Praça da Juventude, no bairro da Ampliação, e que contam com policiais militares do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS) em atuação conjunta com a Guarda Civil Municipal. Além disso, uma terceira base será inaugurada na Posse dos Coutinhos, área rural de Tanguá.
Recentemente, Tanguá recebeu uma comitiva de Quissamã, no norte do Estado, que buscava conhecer o funcionamento do sistema de monitoramento para futura implantação do modelo no município.