O período de inscrições para os cursos Técnicos de Nível Médio ofertados pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, chega ao fim amanhã (22). São mais de 2.100 vagas e os interessados devem acessar o portal eletrônico da empresa organizadora do concurso: www.legalleconcursos.com.br.
O critério do concurso será por sorteio. As vagas oferecem formação técnica, e são distribuídas nas modalidades Integrada, Concomitância Externa e Subsequente. No dia 24/03 será divulgado o número da sorte e no dia 25/03 acontecerá o sorteio pela Loteria Federal.
Para a presidente da Faetec, Caroline Alves, esta seleção trata-se de uma grande oportunidade para aqueles candidatos que não conseguiram se inscrever no concurso, mas também para os que perderam os prazos de matrículas.
“O aproveitamento das vagas, chamadas ociosas, vai beneficiar uma série de candidatos, tantos os que perderam prazo no momento da matrícula, quantos os que não tinham quaisquer perspectivas na lista de espera. Com dois diferenciais muito importantes: será por sorteio, e os candidatos não pagarão taxa alguma para se inscrever ou estudar”, disse a presidente.
Apenas na modalidade Integrada, oferecido a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental, estão sendo disponibilizadas 360 vagas em dez unidades da Rede.
Já para quem tenha concluído o Ensino Médio ou esteja matriculado a partir do segundo ano do Ensino Médio, as modalidades são Subsequente e Concomitância Externa, respectivamente. Das mais de 1.700 vagas, destaque para os cursos de Análises Clínicas, oferecidos pela ETE João Barcelos Martins, em Bacaxá; Guia de Turismo na ETE Juscelino Kubitschek, no Jardim América; e Gastronomia, na unidade Cidade de Deus.
No entanto, unidades como o Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam); e o Instituto de Educação Superior do Rio de Janeiro (Iserj), ofertam apenas oportunidades na modalidade Subsequente (pós-Médio), somando mais de 100 vagas, entre os cursos de Secretaria Escolar; Informática e Administração. Todos no horário noturno.