O Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR), na Lagoinha, chega à marca de mil cateterismos e angioplastias em cinco meses. O número – além dos mil procedimentos em si – reflete também a oferta de mais leitos vagos em hospitais para outras internações e a redução da fila na Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo. Cirurgias e procedimentos que antes não eram oferecidos na rede pública municipal de saúde agora são uma realidade para os gonçalenses.
De dezembro até a última segunda-feira (15), a unidade realizou 783 cateterismos e 196 angioplastias, totalizando 979 procedimentos – os dois primeiros que começaram a ser feitos no novo hospital. Nesta quarta-feira (17), o número chegou a mil com o paciente Francisco de Assis Ribeiro Couto, de 57 anos, morador de Guaxindiba, que recebeu a visita do prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, e do deputado estadual, Douglas Ruas, após o procedimento.
“Vocês estão de parabéns. Agradeço aos funcionários e ao senhor Jesus por ter corrido tudo bem. É a segunda vez que eu faço o cateterismo. A primeira vez fiz no Rio, em Laranjeiras. Aqui é melhor porque a gente está pertinho de casa e da família. Eu não sou só o paciente mil. Vocês e a equipe que são nota mil”, disse Francisco.
O prefeito Capitão Nelson parabenizou os profissionais e lembrou que muitos gonçalenses tinham que ir até Vassouras ou Itaperuna para realizar o exame antes da implantação do HCCOR. O deputado estadual Douglas Ruas também esteve no hospital para parabenizar os funcionários e visitar as dependências da unidade de saúde, que passa por melhorias e adequações constantemente.
“Com pouco mais de cinco meses, mil pessoas possivelmente tiveram as suas vidas salvas por terem feito esse procedimento, que antes não era realizado no município. Muitas vezes, os pacientes precisavam aguardar meses em unidades de urgência e emergência, ocupando leitos, o que também acabou. São Gonçalo está mudando e a realidade é outra e isso me orgulha muito. O HCCOR está se destacando com os procedimentos e cirurgias de alta complexidade. Cuidados que todos os gonçalenses merecem e vamos continuar avançando cada dia mais para levar saúde e qualidade de vida para a população”, disse o prefeito.
O secretário municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Gleison Rocha, lembrou da mudança radical que o hospital sofreu tanto na estrutura física quanto na mudança dos serviços oferecidos na unidade. “Saímos de um hospital que só recebia internações para se tornar um hospital de cirurgias eletivas de alta complexidade. Um grande ganho não só para os gonçalenses, mas para toda a população do Estado, que também está sendo atendida aqui. A unidade virou referência para os exames e cirurgias do coração”, destacou o secretário.
O deputado Douglas Ruas visitou a unidade, conversou com pacientes e funcionários. “Parabéns aos servidores de Saúde pela importante marca que estão atingindo hoje. Antes, os munícipes eram encaminhados para Vassouras e Itaperuna. Graças ao trabalho do Capitão Nelson, todo gonçalense tem a oportunidade de passar pelo procedimento nesta unidade. E não vai parar por aí. Sabemos que tem muita coisa boa para vir pela frente”, finalizou o deputado.