Rio, 4 de dezembro de 2024
Policlínica Itaboraí
Rio, 4 de dezembro de 2024

Plano de segurança da PM para o Fla x Flu ganha reforço de sistema eletrônico nas catracas do Maracanã

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
O planejamento de segurança empregado pela Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro para o primeiro jogo da final do Campeonato Carioca entre Flamengo e Fluminense, neste sábado (01/04), às 20h30min, e mobilizará um efetivo de 750 policiais militares e contará com um forte aliado em todas as catracas de acesso do estádio do Maracanã:  o sistema eletrônico de inteligência capaz de identificar acesso irregular de torcedor ao estádio.
Desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e implantado em praças esportivas por meio de parcerias com as forças de segurança estaduais e com o Poder Judiciário, está conectado ao Banco Nacional de Mandados de Prisão(BNMP), possibilitando identificar e recapturar pessoas procuradas pela justiça. O  sistema também detecta bilhetes adquiridos nas mãos de cambistas, impedindo assim o acesso ao estádio de quem adquirir o ingresso de forma irregular.
Para garantir a segurança de todos, antes, durante e depois do clássico de sábado, o comando da Polícia Militar mobilizou os batalhões operacionais de área, que vão patrulhar vias de acesso ao Maracanã e locais de concentração de torcedores em outros bairros, e unidades do CPE (Comando de Policiamento Especializado) e do COE (Comando de Operações Especiais).
O Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (BEPE), o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), Regimento de Cavalaria  Enyr Cony dos Santos (RCECS) e o Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (RECOM), além do 6ºBPM (Tijuca), estarão atuando em todo perímetro interno e externo da arena esportiva.
O deslocamento de público também receberá atenção do policiamento ostensivo de batalhões que margeiam as áreas de acesso ao estádio, além do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) e do Grupamento de Policiamento Ferroviária (GPFer). Policiais do Batalhão de Ação com Cães também atuarão em todo perímetro do estádio e o Grupamento Aeromóvel (GAM) realizará patrulhamento aéreo com uma aeronave e drones.
Esse planejamento também repercute nos municípios fora da cidade do Rio de Janeiro que apresentam pontos de concentração de torcedores. Cabe informar que a Polícia Militar estará atenta à movimentação de possíveis membros de torcidas organizadas que estão impedidas de acessar o estádio, conforme determinação judicial, e atuará mediante o novo regulamento, dentro da esfera de sua competência.
Por determinação do comando da Secretaria de Polícia Militar, as unidades da Corporação que tiverem pontos de concentração de torcedores em sua área de atuação, estarão com reforço em seu policiamento. Os agentes deverão atuar de forma imediata a qualquer indício de cometimento de crime em qualquer ponto da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos Relacionados

Mais Destaques

ANUNCIE AQUI

Apareça para um público seleto do Rio de Janeiro
Falar Agora